Ville Nouvelle
Como seu nome indica, a Cidade Nova de Fez (Ville Nouvelle) é a parte mais nova da cidade e data do século XX. A zona começou a ser construída durante o protecionismo francês.
Na Ville Nouvelle vivem estrangeiros assentados em Fez e gente local de maior nível econômico, já que o preço dos alugueis é até 3 ou 4 vezes mais alto que nas medinas de Fez el-Bali e Fez el-Jdid.
O que ver na Ville Nouvelle
A rua principal da Ville Nouvelle é a Avenida Hassan II e seu ponto mais importante é o cruzamento com o Boulevard Mohammed V. Nesse cruzamento estão os escritórios do Banco do Marrocos e a Praça de Florença (Place de Florence).
Os dois lados da Avenida Hassan II estão repletos de bares, terraços, sorveterias e docerias, sendo a zona preferida dos residentes para tomar um chá com hortelã no meio da tarde ou um café à noite. No centro da avenida há jardins, fontes e duas estátuas de leões.
Do ponto de vista gastronômico, na Ville Nouvelle você encontrará restaurantes tanto marroquinos (os menos) como internacionais, especialmente italianos. A maior parte dos estabelecimentos da zona é de estilo europeu e muitos se destacam por ser fast food.
Uma curiosidade
Nas zonas novas de todas as cidades do Marrocos há duas ruas com o mesmo nome: Hassan II e Mohammed V. Essas duas ruas, as mais bem cuidadas e elegantes, homenageiam os dois reis marroquinos mais importantes do século XX.
Em cidades como Marrakech já existe a Avenida Mohammed VI, que homenageia o atual rei do Marrocos.