Segurança em Fez

Segurança em Fez

Quando anoitece, as medinas Fez el-Bali e Fez el-Jdid são bastante perigosas e são poucos os habitantes que se arriscam a sair de casa.

Apesar de ser a quarta cidade mais visitada do Marrocos (a segunda se nos centramos no turismo de férias), Fez não é uma cidade tão segura quanto deveria, ficando bastante longe de Marrakech neste tema.

Isso significa que a partir das 18:00 horas no inverno e das 20:00 horas no verão, a maior parte das ruas da medina ficam desertas e é comum desconfiar das pessoas que circulam na rua depois desse horário.

A parte nova de Fez tem menos problemas neste aspecto. Na Avenida Hassan II, Mohammed V e nas ruas mais importantes é possível ver gente passeando até tarde, especialmente quando o tempo está agradável.

Precauções

As preocupações para evitar situações indesejadas em Fez são as mesmas que em qualquer cidade do mundo:

  • Não caminhar por lugares pouco transitados durante a noite.
  • Evitar zonas escuras.
  • Não exibir joias ou objetos valiosos.

Resumindo

Na Cidade Nova ou nas zonas mais transitadas de Fez el-Bali (junto à Porta Bab Bou Jeloud), você não terá problemas para encontrar restaurantes e clima animado até tarde da noite. Você tem um instinto explorador? É melhor deixá-lo para a manhã.

Se ficou tarde e há pouca gente nas ruas, os próprios restaurantes costumam ter algumas pessoas que acompanham os clientes até seus riads. Se você se sentir mais seguro, não tenha vergonha em pedir um acompanhante, pois é algo habitual.

Por outro lado, todos esses conselhos são dados do ponto de vista mais prevenido e conservador. Muitas pessoas se aventuram pelas medinas à noite e não têm problemas. Porém, acreditamos que é importante ser precavido, já que a maior parte dos locais coincide em que melhorar a segurança é algo necessário para que a cidade siga crescendo como destino turístico.