Mesquita Al Karaouine
A Mesquita Al Karaouine é conhecida por abrigar a universidade mais antiga do mundo, que compõe um dos mais importantes centros de aprendizado islâmico.
Construída no ano 859 sob o mandato de Fátima al Fihriya, e em contínuo processo de expansão desde sua edificação, a Mesquita Al Karaouine, também conhecida como al Qarawiyyin, é um dos maiores complexos arquitetônicos de Fez.
Biblioteca al Karaouine
O sultão Abu Inane dotou a Universidade al Karaouine de uma biblioteca com um conteúdo muito rico e que, em 1613, chegou a superar a quantidade de 320.000 obras e manuscritos. Foi então quando estudantes e sábios começaram a se deslocar a Fez, convertida na capital da ciência e do conhecimento do Magreb.
Hoje em dia a biblioteca ainda conserva mais de 30.000 obras, entre as quais estão alguns exemplares raros e manuscritos únicos no mundo.
Para vê-la da porta
Apesar da notável extensão da Mesquita Al Karaouine é difícil encontrá-la, já que, com o passar dos séculos, as casas do bairro cobriram o perímetro do edifício, ocultando sua forma.
Assim como acontece com o resto das mesquitas de Fez, só podem entrar na Mesquita Al Karaouine as pessoas pertencentes à religião muçulmana, por isso os turistas têm que se conformar com o pequeno espaço que se pode vislumbrar da porta.
Lugares próximos
Madraça Attarine (49 m) Praça Seffarine (88 m) Madraça Cherratine (94 m) Mausoléu de Moulay Idriss (136 m) Museu de Artes e Ofícios de Madeira (231 m)