Bairro Judeu de Fez (Mellah)
Situada no coração da Medina Fez el-Jdid, junto ao Palácio Real, a “Mellah” é uma das zonas mais tradicionais e antigas de Fez.
Foi durante séculos a residência da comunidade judia.
Dados interessantes sobre a Mellah
O nome “Mellah”, que posteriormente seria dado ao resto dos bairros judeus marroquinos, procede da palavra “sal” em árabe, algo que possuía um grande valor na antiguidade e que os judeus usavam como moeda de troca.
Apesar de estarem isolados no seu “ghetto” particular, no passado os judeus preferiam permanecer no interior do recinto amuralhado que rodeava o palácio para desfrutar da proteção direta dos sultões.
A comunidade judia possuía o monopólio dos metais preciosos, algo muito produtivo tendo em conta que antigamente uma das melhores formas de economizar era comprando ouro e prata.
A Mellah atualmente
Com o passar dos anos, os antigos residentes do Bairro Judeu foram se espalhando pelo resto da cidade e os negociantes marroquinos assumiram os mercados da zona.
Apesar disso, ainda podemos ver as características mais importantes que diferenciavam o Bairro Judeu das comunidades muçulmanas. Um dos detalhes mais importantes são as construções dos edifícios, dotados de sacadas exteriores com grades de ferro forjado, que são completamente diferentes das casas marroquinas, em que as janelas estão orientadas a um pátio interno.
Um passeio pelo Bairro Judeu
A melhor forma de conhecer o Bairro Judeu de Fez é percorrer a rua principal (Rue Mellah) e se aventurar nas estreitas ruelas laterais para percorrer o que antigamente foram luxuosos mercados de tecido, que hoje em dia se tornaram simples lojas de roupa.
Lugares próximos
Palácio Real de Fez (156 m) Museu Dar Batha (1.2 km) Porta Bab Bou Jeloud (1.3 km) Madraça Bou Inania (1.4 km) Museu das Armas (1.8 km)