Medina Fez el-Jdid
Fundada pelos Merínidas no final do século XIII sob o nome de “El-Medinet el-Beida” (A Cidade Branca), a Nova Medina de Fez, Fez el-Jdid, se tornou rapidamente a sede do poder real.
O que ver em Fez el-Jdid?
Na Nova Medina podemos destacar dois lugares de especial interesse: o Palácio Real, que infelizmente não pode ser visitado, e o Bairro Judeu (Mellah), onde a arquitetura e seus mercados determinam a zona.
O mais interessante de Fez el-Jdid é percorrer as ruas principais de Mellah (especialmente o Boulevard Bou Ksissat) observando os balcões com vistas para a rua, algo impensável nas construções muçulmanas tradicionais. Também vale a pena destacar o mercado árabe, assentado na rua Grande Rue de Fes el Jdid, e o mercado coberto, no início da mesma rua.
Do Palácio Real podemos contemplar apenas suas enormes portas de latão, rodeadas de azulejos e madeira de cedro talhada.
Diferenças?
Qualquer pessoa que não esteja especialmente interessada em determinar as zonas de Fez notará poucas diferenças entre Fez el-Bali e Fez el-Jdid. É por esse motivo que muitas pessoas falam dessas duas zonas como “A Medina de Fez”.