Madraça Bou Inania
A Madraça Bou Inania, inaugurada em 1350, é uma das escolas corânicas de estudos superiores que também funcionava como residência.
Detalhes sobre Bou Inania
Já no interior do pátio da Madraça Bou Inania chamam a atenção as paredes talhadas à mão com grande precisão sobre o estuque e a madeira. A parte baixa das paredes está coberta por pequenos azulejos que formam uma infinidade de desenhos geométricos.
Ao contrário de outras madraças, a fonte de abluções do pátio ainda está em funcionamento e é usada por centenas de fiéis que continuam indo ao local para orar.
Do exterior, uma das características que mais se destacam é sua torre que, igual ao resto do telhado, é coberta por brilhantes azulejos verdes que refletem a luz do sol durante o dia.
Uma das mais bem cuidadas
A Madraça Bou Inania foi renovada no século XVIII e posteriormente no século XX, por isso atualmente é uma das mais bem conservadas da medina, deixando nítida a riqueza da antiga cidade de Fez.
Algumas partes de Bou Inania não podem ser visitadas, já que ainda continuam exercendo suas funções como mesquita, mas, apesar disso, é uma das melhores que podem ser vistas na cidade, junto com a Madraça Attarine.
Horário
De sábado a quinta: das 9:00 às 18:00 horas. (Fechada durante as orações).
Preço
Ingresso geral: dh20 (US$2).
Lugares próximos
Porta Bab Bou Jeloud (131 m) Museu Dar Batha (197 m) Museu das Armas (589 m) Museu de Artes e Ofícios de Madeira (696 m) Mausoléu de Moulay Idriss (783 m)