Bairro Andaluz de Fez
O Bairro Andaluz (Andalusí) de Fez está situado na Medina Fez el-Bali e é considerado o precursor da cidade.
O bairro andaluz de Fez nasceu no início do século IX devido à forte emigração de milhares de famílias da religião muçulmana que residiam no sul da Espanha.
Os inícios do bairro andaluz de Fez
No século IX, a situação entre cristãos e muçulmanos na Espanha alcançou limites insustentáveis, até que, depois da “Matança de Arrabal” que houve em Córdoba (então al-Ándalus), mais de 20.000 famílias deixaram a península. Foram mais de 8.000 as famílias que se assentaram junto à margem direita do rio Fez, levando consigo sua arte e avançada civilização, para criar o Bairro dos Andaluzes.
Um passeio pela parte mais espanhola de Fez
A ribeira andaluza se caracteriza pela originalidade de seus edifícios religiosos e pelas atividades artesanais de seus habitantes. Um dos lugares mais importantes do Bairro dos Andaluzes é a Mesquita dos Andaluzes, construída entre os anos 859 e 860, que se caracteriza por seu chamativo minarete verde e branco.
A Mesquita dos Andaluzes é o lugar perfeito para começar a explorar o histórico bairro, percorrendo suas ruas estreitas e conhecendo algumas das madraças que foram construídas nos arredores, no início do século XIV.
Lugares próximos
Curtume Chouwara (431 m) Praça Seffarine (463 m) Mesquita Al Karaouine (534 m) Madraça Cherratine (558 m) Madraça Attarine (577 m)