Curtume Chouwara
O curtume Chouwara compõe, junto a outros curtumes, um dos lugares mais pitorescos e fedidos da cidade.
O curtume Chouwara é o mais extenso dos quatro tradicionais que continuam em funcionamento no coração da Medina Fez el-Bali. Neles, uma infinidade de fossas repletas de tintas naturais formam uma paisagem colorida, enquanto os trabalhadores se encarregam da produção e coloração do couro de cordeiro, boi, cabra e camelo.
Processo de elaboração do couro
O primeiro passo que se realiza nos curtumes tradicionais é introduzir as peles em enormes barris repletos de cal e excrementos de pombas, onde ficam em repouso durante vários dias.
Posteriormente são retirados os restos de pelo que possam ter ficado aderidos à pele e se inicia a coloração das peças, introduzindo-as em grandes barris cheios de pinturas naturais de diferentes cores.
Depois que as peles estão coloridas e secas, elas passam às mãos dos artesãos, que irão transformá-las em bolsas, malas, sapatos e casacos para a venda ao público.
Espetáculo de cores e cheiros
Os curtumes estão rodeados de lojas com terraços de onde se pode observar o duro trabalho dos artesãos. Na entrada deles são entregues pequenos ramos de hortelã com o objetivo de amenizar o desagradável cheiro que invade os arredores dos curtumes, mas sem muito sucesso.
Apesar do cheiro insuportável, o curtume Chouwara oferece uma das imagens mais representativas da cidade e é imprescindível visitá-la para conhecer Fez.
É comum que tentem vender alguma peça de pele aos turistas que visitam o local, mas se você der uma pequena gorjeta eles ficarão satisfeitos.
Lugares próximos
Mesquita Al Karaouine (273 m) Praça Seffarine (282 m) Madraça Attarine (283 m) Madraça Cherratine (359 m) Mausoléu de Moulay Idriss (397 m)